Mitômetro

a construção de um método de checagem em ambiente de aprendizado

Autores

  • Laura Storch
  • Lucas Durr Missau
  • Sabrina Cáceres

Resumo

O artigo descreve a construção do Mitômetro , um método de checagem de dados desenvolvido pela equipe do Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx) para ser usado como ferramenta de ensino. Esse instrumento foi elaborado a partir do mapeamento, seleção e análise de outros métodos latino-americanos de fact-checking . A análise compara os métodos de checagem de dados utilizados pelas agências Lupa (Brasil), Aos Fatos (Brasil), Pública (Brasil) e Chequeado (Argentina). A partir disso, identificamos similitudes e diferenças entre os métodos a fim de estabelecer parâmetros para a elaboração de uma ferramenta que auxilie no ensino dessa técnica no jornalismo. O texto também faz uma discussão sobre as contribuições do fact-checking no exercício de apuração na prática jornalística cotidiana, especialmente no jornalismo experimental em ambiente de aprendizado.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

Storch, L., Missau, L. D., & Cáceres, S. (2018). Mitômetro: a construção de um método de checagem em ambiente de aprendizado. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(22). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/121

Edição

Seção

Artigos