Ensino com prática em jornalismo: a experiência de três laboratórios da PUC-Rio

Autores

  • Leonel Azevedo de Aguiar
  • Felipe Gomberg
  • Bruna Aucar

Palavras-chave:

Jornalismo; Laboratório; Projeto Comunicar; Revista Eclética; Portal PUC-Rio Digital

Resumo

O objetivo deste artigo é re-fletir sobre as três experiên-cias desenvolvidas no curso de graduação em Jornalismo na PUC-Rio: o Projeto Comu-nicar, a revista Eclética e o Portal PUC-Rio Digital. Desde 1987, o Departamento de Comunicação oferece a opor-tunidade da prática jornalísti-ca dentro da Universidade para o estudante, sob a supervisão do corpo docente da área. Quais são as caracterís-ticas que singularizam esses laboratórios de ensino-aprendizagem? Quais as contribuições dessas experiências tanto para a formação do profissional do campo do jornalismo quanto para a própria Universidade? São essas as questões que norteiam este trabalho.

Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar

Doutor, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio de Janeiro).

Felipe Gomberg

Doutor, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Bruna Aucar

Doutora, professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Referências

AGUIAR, Leonel. A validade dos critérios de noticiabilidade no jornalismo digital. In: RO-DRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Editora PUC-Rio/Editora Sulina, 2009.

BARRETO, Ivana; RODRIGUES, Carla, KISCHINHEVSKY, Marcelo. Portal PUC-Rio Digital: um debate sobre educação e prática jornalística. Contemporânea, n.13, jul./dez. 2009.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

DEUZE, Mark. O jornalismo e os novos meios de Comunicação Social. Comunicação e Sociedade, vol. 9-10, 2006.

FONTCUBERTA, M. A notícia: pistas para compreender o mundo. Lisboa: Ed. Notícias, 1999.

JACOB, C. R. et al. (Orgs.). Projeto Comunicar: 25 anos em movimento. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2012.

OLIVEIRA, Dennis de; RODELLI, Patrícia. Jornal-laboratório: prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo. REBEJ - Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v.1, n.1, abr./jul. 2007.

RODRIGUES, Carla. Ainda em busca de definições para o jornalismo on-line. In: RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Edi-tora PUC-Rio/Editora Sulina, 2009.

MARQUES DE MELO, J. de. Laboratório de Jornalismo: conceitos, preconceitos. In: _____. Comunicação, teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.

QUADROS, Claudia Irene de; FERNANDES, José Carlos; MARTINS, Juliane. Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação. Alceu, v. 18, n.35, jul./dez. 2017.

VIEIRA Junior, Antônio. Uma pedagogia para o jornal-laboratório. Tese (Doutorado em Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Pau-lo, 2002.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Azevedo de Aguiar, L., Gomberg, F., & Aucar, B. (2018). Ensino com prática em jornalismo: a experiência de três laboratórios da PUC-Rio. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(23), 3-13. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/14

Edição

Seção

Artigos