Financiamento no jornalismo pós-industrial:

considerações sobre o crowdfunding no Brasil

Autores

  • LIANA VIDIGAL ROCHA
  • MARINA BITAR

Resumo

Este artigo busca abordar o crowdfunding como uma possibilidade de financiamento do
jornalismo pós-industrial e tem como objetivo compreender os tipos e modalidades existentes
de financiamento coletivo em 18 iniciativas jornalísticas brasileiras do Mapa do Jornalismo
Independente , realizado pela Agência Pública , que utilizam ou que surgiram por meio desse
tipo de financiamento. Por meio de uma análise de conteúdo, dois tipos foram identificados: o
baseado em doações e o baseado em recompensas; e três modalidades de campanha foram
identificadas: tudo ou nada, flexível e recorrente. Ao todo sete plataformas foram utilizadas,
porém algumas iniciativas aproveitaram o próprio site para arrecadar recursos. Conclui que o
crowdfunding promove uma pluralidade de ideias, oferecendo a oportunidade aos coletivos de
jornalistas de produzirem projetos relevantes, a partir de um financiamento de baixo custo.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

ROCHA, L. V., & BITAR, M. (2018). Financiamento no jornalismo pós-industrial:: considerações sobre o crowdfunding no Brasil. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 7(20), 9. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/157

Edição

Seção

Artigos