Ensino de jornalismo no século XXI: mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem hipertextual

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo. Formação do Jornalista. Aprendizagem hipertextual. Jornalista Multimídia. Competências Jornalísticas.

Resumo

O presente estudo, parte da investigação de dissertação em curso, investiga as contribuições do hipertexto na formação do jornalista do século XXI. Na fase de construção do enquadramento teórico e documental, estudam-se os impactos das tecnologias no processo que vai da apuração até o consumo da notícia. O artigo reflete sobre as mudanças ocorridas na formação acadêmica do jornalista frente às novas tendências do mundo do trabalho, cada vez mais em busca de profissionais multimídias. Para tal fim, surge a possibilidade de inserir o hipertexto como metodologia pedagógica para que os alunos possam lidar com a variedade/quantidade de informações que circulam na internet. Percebe-se, assim, a necessidade do desenvolvimento de competências jornalísticas para filtrar, analisar e interpretar as informações disponibilizadas na web, podendo ser potencializadas a partir do emprego do hipertexto.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro

Mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Doutora em Multimédia em Educação e professora do mestrado em Cultura e Sociedade da UFMA.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

da Silva Monteiro, J. C., & Nunes Rodrigues, S. F. (2018). Ensino de jornalismo no século XXI: mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem hipertextual. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(23), 43-57. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/17

Edição

Seção

Artigos