Formação superior em Jornalismo e os desafios da prática do jornal-laboratório

Autores

  • CÍNTIA XAVIER
  • MARCELO ENGEL BRONOSKY

Resumo

Os cursos de graduação em Jornalismo passam por alterações significativas, em especial, nos últimos anos.
Entre elas está a implementação das novas diretrizes curriculares para a formação superior, perpassando
pelos debates em torno das características dos jornais laboratórios. Há um processo de readequação da
oferta de cursos superiores, em parte pela falta de obrigatoriedade da graduação para o exercício da
profissão. Outro aspecto é que em função da queda de circulação de exemplares dos jornais impressos em
diversos países e em especial no Brasil, tem crescido nos cursos o debate a respeito da necessidade de
materiais laboratoriais impressos. A proposta de texto apresenta um mapa/levantamento, acompanhado
de reflexão sobre a situação no Paraná a partir de dois indicadores: quantos e quais cursos de Jornalismo
estão em funcionamento; e a existência ou não de jornal-laboratório impresso. A percepção é de que as
graduações estão diminuindo a oferta de jornais laboratórios impressos.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

XAVIER, C., & BRONOSKY, M. E. (2018). Formação superior em Jornalismo e os desafios da prática do jornal-laboratório. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 6(19), 10. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/171

Edição

Seção

Artigos