Convergência de televisão e internet no ensino do Jornalismo

Autores

  • DANIELA OSVALD RAMOS
  • MÔNICA RODRIGUES NUNES

Resumo

No contexto contemporâneo da comunicação digital e do mercado de trabalho para jornalistas no Brasil,
empregados formalmente, autônomos ou empreendedores, a exigência é por profissionais
multiplataforma e polivalentes, com domínio dos mais variados meios e linguagens, podendo assumir
múltiplas funções (FÍGARO, 2013). A dinâmica da rotina produtiva ampliou-se e a cobertura de uma pauta
permite o tratamento em diferentes linguagens e formatos e, neste leque de possibilidades, há a exigência
de adaptação e de atualização dos formatos para o meio digital, não bastando repetir os modelos de
plataformas tradicionais (veículos impressos, televisão e rádio). Neste sentido, encontramos a necessidade
de atualização do currículo no curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da
Universidade de São Paulo (USP), uma instituição de financiamento público. Assim, sem abonar conteúdos
teóricos e práticas de plataformas tradicionais, e na busca por reflexões e novas práticas para as demandas
atuais, propusemos aos alunos das disciplinas Projetos em Televisão e Jornalismo Online (oferecidas no
mesmo período do curso) o tratamento hipermidiático de uma mesma pauta, resultando em um trabalho
prático final que fosse avaliado pelas professoras das duas disciplinas.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

OSVALD RAMOS, D., & RODRIGUES NUNES, M. (2018). Convergência de televisão e internet no ensino do Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 6(18), 4. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/179

Edição

Seção

Artigos