As novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do jornalista para a cidadania

Autores

  • Jessica Bazzo
  • Claudomilson Braga

Palavras-chave:

Cidadania. Comunicação. Currículo. Ensino de Jornalismo. Jornalismo.

Resumo

Este artigo analisa como os cursos de graduação em Jornalismo no Brasil têm incorporado a formação para a cidadania preconizada nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória com base nos Projetos Pedagógicos de Curso de 28 universidades públicas, identificando-se as estratégias adotadas em cada Instituição de Ensino Superior para formar jornalistas como agentes da cidadania; e isso tendo em vista as mudanças no papel do jornalista mediante seus desafios atuais, os quais transcendem a ética da profissão e colocam o acesso à informação e a comunicação como direitos sociais.

Biografia do Autor

Jessica Bazzo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Claudomilson Braga

Doutor,  professor de cursos de graduação e especialização e do mestrado em Comunicação da UFG.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Bazzo, J., & Braga, C. (2018). As novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do jornalista para a cidadania. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(23), 58-71. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/18

Edição

Seção

Artigos