Fluxos curriculares e dinâmicas de produção jornalística

reflexões sobre os desafios da formação

Autores

  • ANA CRISTINA MENEGOTTO SPANNENBERG
  • MICHELLE JÊNIA SOARES

Resumo

O artigo apresenta alguns dos resultados da pesquisa Egressos do Jornalismo/UFU no mercado
de trabalho (SOARES, 2015), realizada em 2014 com os profissionais formados na primeira e
segunda turmas do curso de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo da Universidade
Federal de Uberlândia (UFU). A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário anônimo a
todo universo de 49 egressos e a entrevistas em profundidade com 10 deles, escolhidos por
conglomerados (GIL, 2002), por atuarem em áreas representativas. Serão discutidos alguns dos
resultados obtidos, com o objetivo de demonstrar que a formação profissional ofertada é
avaliada de modo distinto entre os profissionais que atuam em mídias tradicionais e aqueles
que atuam em novos meios ou processos comunicativos. Com tal experiência, pretende-se
colaborar na reflexão quanto a novos fluxos curriculares e práticas formativas nos cursos
superiores para formação de jornalistas.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

SPANNENBERG, A. C. M., & SOARES, M. J. (2018). Fluxos curriculares e dinâmicas de produção jornalística: reflexões sobre os desafios da formação. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 5(16), 5. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/205

Edição

Seção

Artigos