Entre nós

desafios da implantação dos TCC’s como síntese dos seis eixos previstos pelas DCN’s para a formação do jornalista do século XXI

Autores

  • MILTON JULIO FACCIN
  • SORAYA VENEGAS FERREIRA

Resumo

A formação dos jornalistas desafia a sociedade há muito tempo. No Brasil, ela ganha relevo nos anos
1940, quando o ensino de Jornalismo foi oficializado e as primeiras escolas começaram a funcionar
em São Paulo e Rio de Janeiro. De lá para cá, as instituições de ensino superior (IES) conviveram com
diferentes modelos. Em 2013, o Ministério da Educação homologou as novas Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN’s). Esse artigo visa discutir a relevância dos Trabalhos de Conclusão de Curso na
formação do jornalista do século XXI, bem como identificar alguns nós para sua implantação
contemplando-o como a síntese dos seis eixos de formação propostos pelas DCN's. Esse tema, que
trata da produção científica, bem como da superação da ancestral dicotomia entre teoria e prática
nas estruturas curriculares, interessa a toda categoria dos jornalistas profissionais, sejam eles
docentes ou não. Por isso, merece ser discutido entre nós.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

FACCIN, M. J., & VENEGAS FERREIRA, S. (2018). Entre nós: desafios da implantação dos TCC’s como síntese dos seis eixos previstos pelas DCN’s para a formação do jornalista do século XXI. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 4(15), 9. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/220

Edição

Seção

Artigos