Esferas de sociabilidade na formação dos valores profissionais dos estudantes brasileiros

entre a educação universitária e o mercado de trabalho

Autores

  • ELIZA BACHEGA CASADEI
  • MÁRCIA FURTADO AVANZA

Resumo

A partir de um questionário aplicado a alunos de Jornalismo, a pesquisa visa
mapear como esses estudantes se posicionam em relação aos valores
formadores da cultura e da ética profissional, bem como avaliar quais são as
práticas profissionais consideradas validadas ou não por eles. Foi feito um
cruzamento de dados entre os estudantes dos primeiros e dos últimos anos,
entre os alunos do sexo feminino e masculino, entre os que já atuam no
mercado de trabalho e os que ainda não exercem a atividade profissional e
entre os estudantes de diferentes posicionamentos políticos. Isso permitiu
observar quais são as mudanças de valores que os estudantes passam ao longo
do curso, além de uma medição dos fatores de influência em relação às diversas
esferas de sociabilidade. Dentre os cruzamentos, a maior amplitude das
diferenças de respostas foi obtida entre alunos que já trabalham e os que ainda
não, o que nos leva a repensar o papel da tríade ensino-pesquisa-extensão nas
faculdades de Jornalismo.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

CASADEI, E. B., & AVANZA, M. F. (2018). Esferas de sociabilidade na formação dos valores profissionais dos estudantes brasileiros: entre a educação universitária e o mercado de trabalho. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 3(13), 4. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/243

Edição

Seção

Artigos