Complexidades, sistemas e redes sociais

metamorfoses do ensino-aprendizado

Autores

  • DEMÉTRIO DE AZEREDO SOSTER

Resumo

Observa-se, neste artigo, metamorfoses que se verificam naquele
que denominamos sistema de formação a partir do momento em que
o ambiente acadêmico é reconfigurado pelo uso de redes sociais no
processo de ensino-aprendizado. Por sistema de formação
compreende-se aquele que se estabelece em torno de processos de
formação acadêmica em suas mais diversas instâncias. Parte-se do
princípio que, quando isso ocorre, reconfigura-se uma ecologia
comunicacional sócio-educativa, transformando práticas, processos e
geografias. Para compreender as referidas transformações,
realizamos pesquisa entre os dias 4 e 21 de abril de 2012 com 92 dos
cerca de 600 alunos – 35% deles estudantes de Jornalismo – do
Curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A perspectiva considera, na análise, que estamos diante de um
problema de natureza sistêmica, complexa e midiatizada, que requer
gramática explicativa própria.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

SOSTER, D. D. A. (2018). Complexidades, sistemas e redes sociais: metamorfoses do ensino-aprendizado. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 2(11), 3. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/281

Edição

Seção

Artigos