Por uma Didática da Notícia.

Experiência extraclasse na construção de Grande Reportagem

Autores

  • Thaís de Mendonça Jorge

Palavras-chave:

Ensino, Didática, Técnica de redação, Jornalismo

Resumo

O projeto pedagógico se refere à disciplina de Técnicas de Jornalismo, na qual se propõe uma forma de ensino ativo e se narra a experiência extraclasse feita com alunos da Universidade de Brasília, num trabalho de Grande Reportagem realizado semestralmente. O que se pretende é chegar a uma Didática da Notícia, a partir dos conceitos da pedagogia moderna, adotando inclusive os princípios de Paulo Freire e sua pedagogia da autonomia. A proposta se enquadra na perspectiva teórica do construcionismo. Entende, portanto, a notícia como construção e tem como meta envolver as turmas de disciplinas técnicas em Jornalismo no processo de planejamento e confecção de reportagens fora da sala de aula. Durante esse projeto pedagógico de uma disciplina técnica, alunos e professor são incentivados a trabalhar juntos e atuar em estreita cooperação, na certeza de que isso é essencial à democracia e à formação da cidadania. O resultado pretendido vai além do aprendizado da linguagem jornalística, com exercícios seqüenciados e graduados de acordo com o nível de dificuldades do programa: o que se quer é formar repórterescidadãos.

Publicado

2007-12-26

Como Citar

Jorge, T. de M. (2007). Por uma Didática da Notícia.: Experiência extraclasse na construção de Grande Reportagem. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(1), 4-22. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/3

Edição

Seção

Relato de Experiência