O ensino de jornalismo cultural a partir da crítica

reflexões de experiências didáticas na cobertura e agendamento do campo cultural

Autores

  • Paula Melani Rocha
  • Sérgio Luiz Gadini
  • Isadora Ortiz de Camargo

Resumo

Quais as melhores, mais simples e eficazes ativida-
des didáticas para desenvolver habilidades com a produção
jornalística em cultura? Como pensar formas de incentivar
o interesse pela produção cultural a partir do exercício jor-
nalístico? Em que aspectos se pode(ria) desafiar a forma-
ção da sensibilidade estética em sintonia com a cobertura
editorial periodística? É possível desenvolver ações didáti-
cas que possibilitem reflexões sobre o acesso aos bens (pro-
dutos e serviços) culturais como exercício da condição de
cidadania? Estas são algumas das inúmeras questões que
perpassam as constantes reflexões conceituais em torno dos
desafios didáticos do Jornalismo Cultural no Brasil. O tex-
to que segue busca, a partir da descrição de experiências de
produção laboratorial em jornalismo cultural, desenvolvi-
das junto ao Curso de Jornalismo da Universidade Estadu-
al de Ponta Grossa (UEPG), discutir algumas das questões
que abrem reflexões constantes e desafiadoras na formação
profissional da área.A produção semanal de dois progra-

mas culturais (Crítica de Ponta, que surgiu como um blog,
e o ADE!) televisivos que focam o agendamento, a cobertu-
ra e a análise crítica setorizada na cidade de Ponta Grossa
(PR) é apresentada, aqui, como indicador ilustrativo de um
esforço e proposição didática voltadas ao campo cultural.
Tais experiências procuram tensionar abordagens concei-
tuais que habitualmente marcam os estudos sobre Jorna-
lismo Cultural nas escolas do País. A abordagem realizada
no texto dialoga, assim, com referências bibliográficas da
área, recupera parte da trajetória de formação histórica e
social do campo cultural e discute o ensino setorizado na
formação jornalística, em sintonia com os desafios, limites
e problemas que marcam o cotidiano da produção perio-
dística em cultura.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

Rocha, P. M., Gadini, S. L., & de Camargo, I. O. (2018). O ensino de jornalismo cultural a partir da crítica: reflexões de experiências didáticas na cobertura e agendamento do campo cultural. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(9). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/303

Edição

Seção

Artigos