Diálogo entre saberes

uma reflexão sobre as contribuições da História da Arte para o ensino do Jornalismo

Autores

Palavras-chave:

Ensino do Jornalismo, História da Arte, Disciplinas, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

Considerando que o diálogo entre os fazeres e conhecimentos jornalísticos e artísticos contribuem para a formação profissional do jornalista, tanto na construção de repertório intelectual quanto no desenvolvimento da criatividade e de habilidades técnicas, o objetivo deste artigo é compreender a inserção da arte nas matrizes curriculares dos cursos de Jornalismo, em especial, a partir do cenário de adequação dos projetos político-pedagógicos às novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isto, busca analisar o oferecimento de disciplinas com foco em História da Arte, considerando a abordagem proposta e o referencial indicado nos planos de ensino disponibilizados nos Projetos Político-pedagógicos de cursos de instituições públicas e privadas de diferentes regiões do país.

Biografia do Autor

Ingrid Pereira de Assis, PPGJOR/UFSC

Bolsista Capes. Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, também pela UFMA. E-mail: ingrid.p.assis@hotmail.com.

Juliana Cristina Gobbi Betti, PPGJOR/UFSC

Bolsista Capes. Doutoranda e Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. E-mail: jugobbibetti@gmail.com.

Macelle Khouri dos Santos, PPGICH/UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Jornalismo, também pela UFSC. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e professora da graduação em Cinema e Audiovisual na mesma instituição. E-mail: macellekhouri@gmail.com.

José Ferreira Júnior, UFMA

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).   Professor da graduação em Jornalismo e do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupos de Pesquisa Comunicação Midiática e Institucional.  E-mail: jferr@uol.com.br.

Referências

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
BATISTTI, Taíze dos Santos et al. Dialogando com Ana Mae Barbosa sobre Arte. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 1, p.343-349, maio 2016. Fundação Universidade Regional de Blumenau. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4680/3287. Acesso em: 20 abr 2019.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, Dec. 1989. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141989000300010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr 2019.
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 8 out 2017.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.

FACULDADE CASPER LÍBERO. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. São Paulo: Cásper Líbero, 2016.

FIORE FERRARI, Eduardo; LEYMONIÉ SÁEN, Julia. Didáctica Práctica para enseñanza media y superior. Montevidéu: Magro, 2007.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GOODMAN, Nelson. Languages of art: an approach to a theory of symbols. 2.ed. Indianopolis: Hackett, 1976.
GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? 150 anos da Arte Moderna do Impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
IPANEMA, Rogéria de. Arte, imagem, história: os usos políticos e sociais da arte em Angelo Agostini. In: KNAUSS, P; MALTA, M. (Orgs.). Objetos do olhar: história e arte. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2015.
MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: Mit Press. 2001.
MEDITSCH, Eduardo. As diretrizes críticas e a crítica das Diretrizes: o “conflito das faculdades” na área acadêmica de Comunicação. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação. Vol. 3, nº 5, janeiro-junho/2015.
MEDITSCH, Eduardo; AYRES, Melina de la Barrera; BETTI, Juliana Gobbi; BARCELOS, Marcelo (Orgs.). O ensino de Jornalismo sob as Novas Diretrizes: miradas sobre projetos em implantação. 1ª ed. Florianópolis, SC: Insular, 2018. 248p.
ORTIZ, Renato. A Escola de Frankfurt e a questão da cultura. Revista Sociologia em Rede, vol. 6 num. 6, 2016. Disponível em: https://redelp.net/revistas/index.php/rsr/article/view/468/415 . Acesso em mar 2019.
UNIVERSIDADE CEUMA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. São Luís: Uniceuma, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. Porto Alegre: UFRGS, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. Boa Vista: UFRR, 2015.

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Assis, I. P. de, Betti, J. C. G., Santos, M. K. dos, & Ferreira Júnior, J. (2019). Diálogo entre saberes: uma reflexão sobre as contribuições da História da Arte para o ensino do Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 31-43. Recuperado de http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/324

Edição

Seção

Artigos