A Folkcomunicação como instrumento de pesquisa nos cursos de Comunicação Social do Nordeste.

A formação comunicacional e a influência folkcomunicacional aos estudos de Jornalismo na Universidade R. Sá, no Sertão do Piauí

Autores

  • Orlando Mauricio de Carvalho Berti
  • Evandro Souza

Palavras-chave:

Folkcomunicação

Resumo

Este trabalho é um estudo e uma reflexão acadêmica sobre as atividades de pesquisa universitária realizada entre docentes e discentes no curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – da URSA – Universidade R. Sá, em Picos, interior do Piauí. Procuramos mostrar, através dos postulados da teoria da Folkcomunicação como a cultura popular sertaneja é entendida, reverberada e realizada pelos sertanejos piauienses e como vem sendo entendida pela academia. É no Sertão do Piauí, área em que está localizada a universidade, onde os acadêmicos da instituição têm a oportunidade de conhecerem a Teoria e poderem, através da prática, comprovar os postulados de Luiz Beltrão e seguidores da Folkcomunicação, mostrando alternativas de objetos, objetivos, pesquisas e novas metodologias da Pesquisa em Comunicação.

Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: Teoria e Metodologia. São Bernardo do Campo (SP): UMESP, 2004.

BERLO, David K. O Processo da Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1972.

CORNIANI, Fábio. Afinal, o que é Folkcomunicação. São Bernardo do Campo (SP): Sitio da Universidade Metodista de São Paulo. Evento da mídia Cidadão. Endereço eletrônico: www.metodista.br/midiacidada. Acessado em 25 de março de 2007.

FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Lista Eletrônica de Discussão. Disponível em: <fnpj@yahoogrupos.com.br> Acesso em 30 de janeiro de 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População da cidade de Picos, Piauí. Disponível em: <www.ibge.gov.br> Acesso em 10 de janeiro de 2008.

MARQUES DE MELO, José. História do Pensamento Comunicacional. São Paulo: Paulus, 2003.

SCHMIDT, Cristina (org). Folkcomunicação na Arena Global: Avanços Teóricos e Metodológicos. São Paulo (SP): Ductor, 2006.

URSA – Universidade R. Sá. Projeto Científico Pedagógico do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da URSA. Picos: URSA, 2007.

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Berti, O. M. de C., & Souza, E. (2020). A Folkcomunicação como instrumento de pesquisa nos cursos de Comunicação Social do Nordeste.: A formação comunicacional e a influência folkcomunicacional aos estudos de Jornalismo na Universidade R. Sá, no Sertão do Piauí. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(4). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/368

Edição

Seção

Artigos