Programa de Estágio Acadêmico em Jornalismo e a Obrigatoriedade do Estágio na Habilitação Profissional

Autores

  • Franklin Valverde

Palavras-chave:

Estágio profissional

Resumo

A presente pesquisa aborda a obrigatoriedade ou não da realização do estágio em Jornalismo. Essa questão tem despertado inúmeras polêmicas, pois apesar da proibição legal, o estágio é defendido por muitos estudantes e utilizado como mão-de-obra barata pelos empresários da mídia, além da tolerância de alguns setores sindicais. Aqui discutimos que, independentemente da proibição, o estágio tem um papel pedagógico importante na formação dos novos jornalistas, preparando-os para as exigências do atual mercado de trabalho. Objeto de pesquisa: o Programa de Estágio Acadêmico em Jornalismo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Referências

DENCKER, Ada de Freitas Maneti e DA VIÁ, Sarah Chucid. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase na comunicação). São Paulo: Futura, 2002.

MARTINS, Joel e BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em Psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/Educ, 1989.

PACHECO, Evelize. Estágio abre caminho para o mercado de jornalismo. In
Unidade, nº 275, pp. 4/5, jun. 2005.

RUDIO, Franz Víctor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALVERDE, Franklin Larrubia. O papel pedagógico do estágio na formação do jornalista. Disponível em: http://www.franklinvalverde.com.br/tese.htm .

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Valverde, F. (2020). Programa de Estágio Acadêmico em Jornalismo e a Obrigatoriedade do Estágio na Habilitação Profissional. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(4). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/374

Edição

Seção

Artigos