Diretrizes curriculares e o posicionamento de agentes do campo acadêmico

antecedentes históricos de um debate

Autores

  • Michelle Roxo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.366

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares. Jornalismo. Campo acadêmico. Identidade dos cursos. Antecedentes históricos.

Resumo

O artigo aborda aspectos do posicionamento de entidades representativas do campo acadêmico (SBPJor, FNPJ e Compós) no período de discussão da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, em 2009, bem como os antecedentes históricos deste processo. Retoma aspectos do debate presente no final da década de 1990, no contexto das diretrizes curriculares para a área de Comunicação Social - formulada com o objetivo de qualificar o ensino após a fase de vigência dos currículos mínimos.  Analisa argumentos mobilizados a respeito da formação e identidade atribuída aos cursos da área, bem como as disputas subjacentes evidenciadas a partir deste processo.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

de Oliveira, M. R. (2020). Diretrizes curriculares e o posicionamento de agentes do campo acadêmico: antecedentes históricos de um debate. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(26), 3-15. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.366

Edição

Seção

Artigos