Prática de ensino do jornalismo esportivo como pesquisa-formação

experiência de desancoragem de territórios conhecidos

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.418

Palavras-chave:

Jornalismo, Esporte, Pesquisa-formação, Mídia-Educação

Resumo

Este trabalho detém-se a experiência de oferta da disciplina de Jornalismo Esportivo, pela primeira vez na história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Diante da relativa autonomia do referido campo e da produção científica existente sobre o tema, optou-se pelo aprofundamento do diálogo entre as áreas do Jornalismo e da Educação Física, com professores dos dois cursos, que ministraram as aulas conjuntamente. Calcados nas dimensões instrumental, crítica e produtiva da mídia-educação e subsidiados pela perspectiva da pesquisa-formação, organizaram o conteúdo em quatro eixos temáticos. A experiência resultou na produção de seis podcasts esportivos e, sobretudo, na formação crítica e ampliada de profissionais das áreas e de sujeitos para o exercício da cidadania.

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Prática de ensino do jornalismo esportivo como pesquisa-formação : experiência de desancoragem de territórios conhecidos. (2021). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 88-102. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.418

Edição

Seção

Relato de Experiência