Empreendedorismo no Jornalismo

análise curricular da formação nas universidades públicas federais

Autores

  • Caroline Silva Falcão Guedes UFT
  • Amanda Maurício P. Leite UFT

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.456

Palavras-chave:

jornalismo empreendedor, empreendedorismo, ensino, formação, currículo

Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e tem como objetivo verificar na grade curricular dos cursos de Jornalismo das universidades públicas federais do Brasil se existe uma proposta de formação empreendedora através da oferta de disciplinas com foco na área do empreendedorismo.  A abordagem metodológica utilizada é do tipo bibliográfica e documental, envolve análise descritiva de natureza quantitativa e qualitativa. Conseguimos verificar que das 41 instituições federais que possuem o curso de Jornalismo no país, 33, ou seja, cerca de 80% possuem a matéria empreendedorismo. Destas, 24 universidades têm a disciplina na grade curricular como obrigatória.

Biografia do Autor

Caroline Silva Falcão Guedes, UFT

Mestra em Comunicação e Sociedade pela UFT.

Amanda Maurício P. Leite, UFT

Doutora em Educação e professora de graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da UFT.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Silva Falcão Guedes, C. ., & Maurício P. Leite, A. . (2021). Empreendedorismo no Jornalismo: análise curricular da formação nas universidades públicas federais. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 91-104. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.456

Edição

Seção

Dossiê