A retenção em cursos de jornalismo do Reuni no Brasil

um estudo de caso na UFCA

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

Palavras-chave:

Retenção de estudantes, Egresso

Resumo

Este artigo trata das questões gerais que envolvem a retenção de alunos na Educação Superior. O corpus da nossa pesquisa está voltado à análise da formação do egresso de cursos de Jornalismo em Instituições Federais de Ensino criados por meio do Programa Reuni, a exemplo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, objeto de análise deste estudo. A metodologia desenvolve métodos e técnicas qualitativas e quantitativas para análise da formação dos egressos, em macrorregiões do interior do País. O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos estudantes retidos no curso de graduação em Jornalismo da UFCA. Para tanto, foram realizadas análises estatísticas que indicaram a existência de associação entre a situação do aluno ao final do curso e a retenção. Desse conjunto, foram considerados os níveis de intensidade para se descrever o perfil dos alunos retidos em cursos de Jornalismo do Reuni, mesmo que tenhamos observado, inicialmente, apenas um dos quinze cursos criados pelo Programa.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

PÓS-DOUTORADO EM CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO - (UBI - PORTUGAL - 2013/2014)

PROFESSOR ASSOCIADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - BRASIL

DOUTOR EM COMUNICAÇÃO - PUC DE SÃO PAULO (2011)

MESTRE EM COMUNICAÇÃO - UTP/PR (2005)

ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL - PUC DO PARANÁ (1998)

GRADUADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUC DO PARANÁ (1994). 

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Silva Lins Cajazeira, P. E. (2019). A retenção em cursos de jornalismo do Reuni no Brasil: um estudo de caso na UFCA. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 44-56. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/359

Edição

Seção

Artigos