Papel expandido

uso da tecnologia digital no jornal laboratório impresso Marco Zero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.376

Palavras-chave:

Jornalismo. Jornal laboratório impresso. Tecnologia digital. Metodologia de ensino.

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a proposta e as formas de condução do projeto de atualização do jornal laboratório do curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Uninter, intitulado Jornal Marco Zero, por meio de atualização do projeto gráfico, bem como pelo emprego de recursos de convergência e conexão tecnológica do impresso como o meio digital e virtual por meio de uso de QR-Code e aplicativo de Realidade Aumentada.

Biografia do Autor

Guiherme Carvalho, Uninter/UEPG

Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área d

Referências

BOZZA, Gabriel. Redação ciberjonalística: teoria e prática na comunicação digital. Curitiba: Intersaberes, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 1, De 27 De Setembro De 2013. Institui as Diretrizes Curri-culares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14242&Itemid>. Acesso em: 05 jan. 2020.

CANAVILHAS, João. Jornalismo móvel e Realidade Aumentada: o contexto na palma da mão. Verso e Reverso, Covilhã, Portugal, v., n. 64, p.1-8, 2 jan. 2013.

GENRO FILHO, Adelmo. O jornalismo já tem sua teoria. Revista da Fenaj, Ano I, n.1, 1996 - Teoria do Jornalismo - Palestra de Adelmo Genro Filho.

QUADROS, Claudia; et al. Jornalismo e Convergência: Ensino e práticas profissio-nais. Covilhã: LabCom Books, 2011.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal-laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público. São Paulo: Summus, 1989.

MARQUES DE MELO, José. Uma estratégia para salvar o jornal-laboratório. Revista Imprensa, São Paulo, n. 97, out. 1995. Pág 72.73. Disponível < http://digital.maven.com.br/pub/revistaimprensa/?numero=95> Acesso em: 04 nov. 2020.

PALACIOS. Marcos. O que há de (realmente) novo no Jornalismo Online? Confe-rência proferida por ocasião do concurso público para Professor Titular na FA-COM/UFBA, 21 set. 1999.

RIBEIRO, Alexsandro Teixeira. Jornal Marco Zero: atualizações do jornal impresso com aplicativo de realidade aumentada e recursos de conexão digital. In: Anais do 18º En-contro Nacional de Professores de Jornalismo. UEPG: Ponta Grossa, 2019. Dis-ponível em <http://www.fnpj.org.br/soac236/index.php/18enpj/18enpj/paper/view/213/163> Acesso em: 19 jun. 2019.

RIBEIRO, Cristina R.S. O perfil do jornalismo laboratorial impresso de Campo Grande: entre a academia e o mercado. 2012. f. 368. Dissertação (Mestrado em Estu-dos de Linguagens). Sala 01 do Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS. 14 mar. 2012.

VIEIRA JUNIOR, Antônio; LOPES, Dirceu Fernandes. Uma pedagogia para o jornal-laboratório. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

VILAÇA, Gabriela Tinoco. Jornal laboratório: uma análise da aplicação prática de cri-térios e conceitos jornalísticos no jornal Impressão. 2011. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/vilaca-gabriela-jornal-laboratorio-a-analise.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2019.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Ribeiro, A. T., & Carvalho, G. (2020). Papel expandido: uso da tecnologia digital no jornal laboratório impresso Marco Zero. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(26), 95-109. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.376

Edição

Seção

Relato de Experiência