Desafios no ensino de telejornalismo em tempos de Covid-19:

Ressignificações e novas experiências

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.431

Palavras-chave:

Telejornalismo. Ensino. COVID-19.

Resumo

A pandemia do COVID-19 e a necessidade do distanciamento social têm feito com que diversos setores da sociedade brasileira passem por reconfigurações. O ensino, em todos os níveis, é uma das esferas mais afetadas quando se fala em distanciamento social. No âmbito dos cursos de Jornalismo, oferecidos pelas instituições de ensino superior, as disciplinas que requerem atividades práticas precisaram ser repensadas e adaptadas. Entre elas está o ensino telejornalístico, que necessita da experiência prática na captação das imagens, entrevistas, contato com as fontes. Além disso, os telejornais universitários tiveram suas rotinas produtivas alteradas, diante de grandes desafios e novas experiências. A partir dos argumentos expostos, este artigo é voltado à reflexão sobre as ressignificações no ensino de telejornalismo e nas práticas dos telejornais universitários, atentando para novas experiências e desafios.

Referências

BARBOSA, Suzana. “Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais”. In: CANAVILHAS, J. Notícias em mobilidade. Jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: UBI, Labcom, 2013, p. 33-54.

EMERIM, C.; CAVENAGHI, B. A. . O ensino de apresentação de telejornais: desafios e experi-ências da UFSC e do Ielusc. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR 2017, 2017, São Paulo. Anais do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jor-nalismo. São Paulo: SBPJOR, 2017. v. 01. p. 01-15.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008

GRUSIN, Richard. Premediation: Affect and Mediality After 9/11. UK: Palgrave Macmillan, 2010.

ESTADÃO. ‘Estadão Drops’ alcança 3 milhões de visualizações. 2017. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,estadao-drops-alcanca-3-milhoes-de-visualizacoes,70001934017>. Acesso em: 29 jul. 2020.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

PICCININ, Fabiana ; NEGRINI, Michele ; ROOS, R. Jornalismo na web e o redesenho do local na Tv universitária. In: COUTINHO, Iluska; EMERIM, Cárlida (orgs.). Telejornalismo local: teorias, conceitos e reflexões. 1. ed., v. 8. Florianópolis: Insular, 2019, p. 177-192.

ROOS, R.; NEGRINI, M.; BELOCHIO, V.. O telejornalismo universitário e os aspectos locais: reflexões sobre a produção telejornalística frente ao desenvolvimento da Web. In: 17º En-contro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, Goiânia. Anais do 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019.

SILVA, Edna de Mello. Fases do Telejornalismo: uma proposta epistemológica. In: ROCHA, Liana Vidigal; SOARES, Sérgio Ricardo (orgs.). Comunicação, jornalismo e transforma-ções convergentes. Palmas: EDUFT, 2019.

TEIXEIRA, Juliana. Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ E TV UFRJ. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

Publicado

2021-03-21

Como Citar

Desafios no ensino de telejornalismo em tempos de Covid-19: : Ressignificações e novas experiências. (2021). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 164-173. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.431

Edição

Seção

Relato de Experiência