Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.58

Palavras-chave:

Rádio Universitária, Jornalismo, Formação profissional, Pesquisa Exploratória.

Resumo

Este estudo analisa o processo de formação de repórteres nos estúdios da Rádio UFOP Educativa, em Ouro Preto/MG. A investigação busca responder a seguinte pergunta: De que forma a Rádio UFOP contribui para a formação acadêmica dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto? A investigação foi baseada em pesquisa exploratória, com utilização do Estudo de Caso, Levantamento Documental e Bibliográfico, Pesquisa participante e aplicação de entrevista para a coleta de dados. Embora enfrente desafios técnicos para realização de seus trabalhos, a emissora é classificada por alguns estudantes bolsistas como lugar de experimentação de linguagem e de encontro com a futura profissão jornalística, além de ser compreendida como instrumento pedagógico complementar ao ensino da Universidade.

Biografia do Autor

Gláucio Antonio Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião (MIRE) da INTERCOM. Coordenador de Jornalismo e Mídias Sociais da Rádio UFOP Educativa em Ouro Preto.

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

Debora Cristina Lopez é Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin). E-mail: debora.lopez@ufop.edu.br

Referências

BRAVIN, Adriana; MAGALHÃES, Izabella; MUSSATO, Olívia; LIMA, Peterson G. de.

Sintonia Ambiental. Jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio. In: 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA). Sergi-pe: Universidade Federal de Sergipe (UFS), 2011. Disponível em: <http://licaufs.blogspot.com/p/anais-eica-2011.html>. Acesso em: 22 mar. 2019.

BLOIS, Marlene. Rádio educativo no Brasil: uma história em construção. In: INTERCOM- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/125264023715941274770374088408981912085.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2019.

DEUS, Sandra. Rádios Universitárias Públicas: compromisso com a sociedade e com a in-formação. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 327-338, jul. /dez. 2003 (b).

DEUS, Sandra. Rádios das Universidades federais: função pública e compromisso laborato-ria (sic). Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação. - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - BH/MG - 2 a 6 Set. 2003 (a). Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP06_deus.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2018.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Co-municação. São Paulo: Atlas, 2005.

FEOP. Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto. Disponível em: <https://www.feop.com.br/>. Acesso em: 15 mai. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo para emissoras comunitárias e educativas – uma experiência de ensino-aprendizagem no AudioLab FCS/UERJ. In: Soster, Demetrio; Tonus, Mirna (coords). Jornalismo-laboratório: rádio. Santa Cruz do Sul: EdUNISC, 2014.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

LOPEZ, Debora Cristina. (Re)Construindo o conceito de audiência no rádio em cenário de convergência. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo (eds). Estu-dos radiofônicos no Brasil — 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo: Intercom, 2016, p.01-15.

MAIA, Marta Regina; TONUS, Mirna. Ciência e tecnologia em rádios universitárias: as expe-riências de Ouro Preto e Uberlândia. In: FERRARETO, Luiz Arthur; KLÖCKNER, Luciano (org.). E o rádio?. Novos Horizontes Midiáticos [recurso eletrônico]. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Edipucrs, 2010, p. 301-315.

MELO, José Marques de Melo. Desafios do ensino de jornalismo no século XXI. In: ALMEI-DA, Fernando Ferreira; SILVA, Robson Bastos da; MELO, Marcelo Briseno Marques de. (Org.). O ensino de comunicação frente às Diretrizes Curriculares. São Paulo: IN-TERCOM, 2015, p. 12-18.

O PERFIL do Jornalista Brasileiro. APEX. Disponível em: <https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/40299/1536010583APEX_ebook_o_perfil_do_jornalista_v5.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2019.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 125-144.

POLETTO, Thays Renata. Metaprogramas como estratégia para o ensino de rádio e para o resgate da memória do veículo. In: FERRARETO, Luiz Arthur; KLÖCKNER, Luciano (org.). E o rádio?: novos horizontes midiáticos [recurso eletrônico]. Dados eletrônicos. Porto Ale-gre: Edipucrs, 2010, p. 109-124.

SANTOS, Adilson Pereira dos. Rádio Neab: em foco as relações etnorraciais (a história e a cultura afro-brasileira e africana). Disponível em <http://www.educacao.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/GT04a.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2016.

SOARES, Renato Augusto de Sousa, MILANEZ, Felipe Comarela; GARCIA, Luiz Carlos; FER-REIRA, Paula Camila Veiga. Assessoria jurídica comunitária: uma prática em defesa dos direitos humanos e da cidadania. 7º Encontro Anual da ANDHEP. Direitos Humanos, Democracia e Diversidade. - Curitiba (PR), 2012. Disponível em: <http://www.andhep.org.br/anais/arquivos/VIIencontro/gt06-02.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Acadêmico e de Desenvolvimen-to Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP. Ouro Preto, 2010.

VIEIRA, Flaviana Tavares, ALEXANDRINO, Carlos Henrique; SANTOS, Jheniffer Santana dos. Rádio ciência: integração acadêmica e comunitária Revista Multidisciplinar Acadêmi-ca Vozes dos Vales–UFVJM – MG – Brasil – Nº 05 – Ano III – 05. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2014/05/R%C3%A1dio-ci%C3%AAncia-integra%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica-e-comunit%C3%A1ria.pdf>. Acesso em: 10 mar.2016.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Santos, G. A., & Lopez, D. C. (2020). Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(26), 128-142. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.58

Edição

Seção

Relato de Experiência