Experimentando a indissociabilidade na prática, em sala de aula

Autores

  • Mário Messagi

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.308

Palavras-chave:

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, Escola de Frankfurt, Pesquisa quantitativa

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras é um princípio constitucional inquestionável, mas muito difícil de implementar. Na extensão, há alguns avanços, mas a integração da pesquisa com o ensino, sobretudo de graduação, ainda é um grande desafio. Este relato apresenta uma experiência de construção coletiva de um banco de dados sobre posicionamento ideológico e gosto musical, feito em sala de aula, com duas turmas de Teoria da Comunicação. Os alunos foram organizados em grupos, onde cada membro tinha uma função específica no processo de pesquisa e tinham que trabalhar, ao mesmo tempo, com outros alunos de outros grupos com a mesmo função e também com o seu próprio grupo. Ao final, foram coletadas 12700 respostas, ultrapassando todas as expectativas iniciais. Isto produziu um banco de dados consistente e ofereceu experiência mais próxima da realidade.

Biografia do Autor

Mário Messagi

Professor do Departamento de Comunicação, nas áreas de Teoria da Comunicação, História da Comunicação, Teoria da Jornalismo e Comunicação e Cultura.

Referências

ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. RJ: Jorge Zahar, 1985.
CARONE, Iray. Fascismo on the air: estudos frankfurtianos sobre o agitador fascista. In Revista Lua Nova, nº 55-56, São Paulo, 2002.
COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. SP: Nacional, 1975.
DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. SP: Atlas, 2011.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
FEDERAL, SENADO; VANHONI, Ângelo. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, UNESCO, 2001.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.
LYRA, Eduardo Silvio Sarmento de et alii. Guia para curricularização da extensão na UFAL. UFAL, 2016.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 3ª edição, 1969.
MICK, Jacques; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro. Florianópolis: Insular, 2013.
ORTIZ, Renato. A escola de Frankfurt e a questão da cultura. In: Revista Brasileira de Ciências sociais, v.1, nº1, São Paulo, 1986.
PEIXOTO, Luiz Antônio da Silva. Marcuse: cultura, ideologia e emancipação no capitalismo tardio. In Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, vol. 11, nº 1, pp. 156-180, 2011.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Messagi, M. (2020). Experimentando a indissociabilidade na prática, em sala de aula. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(26), 85-94. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.308

Edição

Seção

Relato de Experiência