Empreender para empregar

o ensino de empreendedorismo nos cursos de comunicação da Universidade Federal do Pampa

Autores

  • Leandro Ramires Comassetto Unipampa
  • João Antonio Gomes Pereira
  • Valmor Rhoden

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Unipampa, Ensino de comunicação

Resumo

Este artigo discute o ensino do empreendedorismo nos cursos de Comunicação So-cial – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – da Universidade Federal do Pampa (RS). Parte do pressuposto de que, diante dos reflexos da globalização e da crise da empregabilidade, as universidades, enquanto agentes de desenvolvimento regional, não podem ficar alheias a iniciativas que resultem na geração de emprego e renda. No decorrer do trabalho é feito um relato sobre as iniciativas de cada curso no sentido de fomentar uma cultura empreendedora e, por fim, apresenta os resultados até aqui alcançados por conta desse viés.

Biografia do Autor

Leandro Ramires Comassetto, Unipampa

Leandro Ramires Comassetto é doutor em Comunicação Social. -professor/pesquisador da Universidade Federal do Pampa - RS e, atualmente, -Coordenador do curso de Jornalismo.

Referências

ABRACOM - Associação Brasileira das Agências de Comunicação [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <vrhoden6@gmail.com> em 15 set. 2017.

BREINER, J. Ensino de mídia nas universidades evolui para ângulo empreendedor. Ijnet – Rede de Jornalistas Internacionais, 13 jul. 2016. Disponível em: <http://ijnet.org/pt-br/blog/ensino-de-mídia-nas-universidades-evolui-para-ângulo-empreendedor>. Acesso em: 10 set. 2018.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6 ed. São Paulo: Elsevier, 2016.

FERNANDEZ, Andréa Ferraz. Perspectivas e análises das tendências profissionais e ocupacionais para a área de comunicação no Brasil. In CASTRO, Daniel & José Marques (org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Vol. 4. Brasília: Ipea, 2012. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_panoramadacomunicacao_volume04_2012.pdf >. Acesso em: 13 set. 2018.

GEM – Global Monitor Entrepreneurship. Empreendedorismo no Brasil – 2016. Curitiba: Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná, 2016.

GOMES PEREIRA, João Antônio; MACHADO, Loiva Mara de Oliveira. A gestão e o empreendedorismo como perspectiva de trabalho e renda no processo de desenvolvimento regional. In: TOLFO, Cristiano; GIRARDI, Alessandro (Org.). Empreendedorismo na Unipampa: diagnóstico dos 10 anos da universidade. Bagé: Ediurcamp, 2018, p. 81-95.

GREEN, Mike . Developing the entrepreneurial mindset. In. FERRIER, M. & MAYS, E. (coord.). Media innovation and entrepreneurship. 2017. Ohio (EUA): Rebus Community for Open Textbook Creation, 2017. Kindle Version.

GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. A experiência universitária norteamericana na formação de empreendedores - Contribuições das Universidades de Saint Louis, Indiana e Babson College. São Paulo: EAESP/FGV, 2002. 313 p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da EAESP/FGV, Área de Concentração: Organização, Recursos Humanos e Planejamento).

HERRERA, Riziely Novato. MAINIERI de Oliveira,Tiago. Empreendedorismo e comunicação: uma reflexão sobre o perfil empreendedor de profissionais de comunicação. In: Anais Intercom. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Goiânia – GO, 27 a 29 de maio de 2010. Disponível em: <goo.gl/Wqb5Lpcontent_copy>. Acesso em: 13 set. 2017.

LOPES, Rose Mary Almeida. Ensino de empreendedorismo no Brasil. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

MAINIERI de Oliveira, Tiago. Perfil do Comunicador Empreendedor. In: CELACOM 2005 - IX Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação. São Bernardo do Campo. Anais do CELACOM. São Paulo: UMESP, 2005.

MEC. Diretrizes Curriculares nacionais para os cursos de Relações Públicas. Resolução nº 02, de 27 de setembro de 2013. Diário Oficial da União. Brasília, Brasília, DF, 01 out. 2013, p.28-29. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=01/10/2013&jornal=1&pagina=28&totalArquivos=96>. Acesso em: 13 set. 2017.

MELO, José Marques de. Jornalismo em tempo de crise. Observatório da Imprensa, ed. 643, 28 abr. 2011. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/jornalismo-em-tempo-de-crise/>. Acesso em: 10 set. 2018.

RAMONET, Ignacio. A crise do jornalismo e seu possível resgate (entrevista a Raúl Zibechi, em La Vaca – Bogotá – CO, em 29/01/2013). Reproduzida no site Outras Palavras. Disponível em <http://outraspalavras.net/posts/a-crise-do-jornalismo-e-seu-possivel-resgate/>. Acesso em: 10 set. 2018.

SÁNCHEZ, Juan Luis Manfredi (coord). Innovación y Periodismo - Emprender en la Universidad. Cuadernos Artesanos de Comunicación, 76. La Laguna (Tenerife), 2015.

UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa. Educação empreendedora na Unipampa. Proposta apresentada ao edital de Chamada Pública Sebrae/RS 02/2016 – Educação empreendedora em instituições de ensino superior. Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Bagé/Alegrete, 2016.

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Comassetto, L. R., Pereira, J. A. G., & Rhoden, V. (2019). Empreender para empregar: o ensino de empreendedorismo nos cursos de comunicação da Universidade Federal do Pampa. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 146-159. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/361

Edição

Seção

Relato de Experiência