Professor e estudante e os encontros formativos:

como a formação do estudante é afetada a partir da formação biográfica do professor?

Autores

  • Maria Fernanda Feminella Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Élica Luiza Paiva

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.377

Palavras-chave:

Afetividade. Formação. Narrativas biográficas. Mundo-de-vida.

Resumo

Buscamos entender como o mundo-de-vida (MOMBERGER, 2008) do educador imbrica na formação humana e profissional do educando, ao compreender a Universidade como um lugar de (des)encontros formativos. Para isso, realizamos um estudo com os estudantes pesquisadores de Iniciação Cientifica (IC), do grupo de estudos e pesquisas, Narrativas, Formação e Experiência (Naforme), do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo[1]da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (Uesb). Discutimos a relação da afetividade trabalhada por Cláudia Cristina Silva Medeiros (2016), além dos pressupostos teóricos de Christine Delory-Momberger (2008), Marie-Christine Josso (2010), entre outros autores. Compreendemos que a formação dos estudantes é afetada com e a partir da formação biográfica do professor, pois o ser profissional e pessoal estão (co)relacionadas.

Biografia do Autor

Élica Luiza Paiva

Professora doutora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

Feminella, M. F., & Paiva, Élica L. (2020). Professor e estudante e os encontros formativos:: como a formação do estudante é afetada a partir da formação biográfica do professor?. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(26), 16-27. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.377

Edição

Seção

Artigos