Jornalismo e assessoria à luz das diretrizes curriculares

estudo a partir de egressos de jornalismo da UEPG

Autores

  • Guilherme Carvalho Uninter/UEPG
  • Manoel Moabis UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.469

Palavras-chave:

Formação em Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Jornalismo de Comunicação, Diretrizes Curriculares de Jornalismo

Resumo

Verifica-se as relações entre formação e atuação no mercado de trabalho para jornalistas recém-formados em jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa de opinião buscou identificar quais atividades vêm sendo desempenhadas por bacharéis formados entre os anos de 2011 e 2017. A questão central do trabalho busca compreender quais características são marcantes na atuação destes profissionais e se podem ser consideradas como atividades tradicionalmente jornalísticas, relacionando com a formação profissional e com o que estabelecem as Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de Jornalismo no Brasil, aprovada em 2013. Os resultados apontam atravessamentos nas atividades desempenhadas entre jornalistas que atuam em redação ou em assessoria de imprensa, reforçando aquilo que vem sendo chamado de “jornalismo de comunicação” (CHARRON; BONVILLE, 2016). Deste modo, verifica-se a permanência do dilema da formação jornalística.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho, Uninter/UEPG

Doutor em Sociologia e professor da graduação em jornalismo da Uninter e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG

Manoel Moabis, UTFPR

Doutor em Comunicação e professor da graduação em Comunicação Organizacional da UTFPR.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Carvalho, G. ., & Moabis, M. . (2021). Jornalismo e assessoria à luz das diretrizes curriculares: estudo a partir de egressos de jornalismo da UEPG. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 105-121. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.469

Edição

Seção

Dossiê