Matriz curricular por competência

uma forma de incentivar a aprendizagem e o pensamento crítico

Autores

  • Suyanne Tolentino Souza

Palavras-chave:

jornalismo, matriz curricular, competência

Resumo

O presente relato de experiência apresenta os estudos realizados para a implantação da matriz curricular por competência desenvolvida pelo corpo docente do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de visitas e grupos focais e envolveu estudantes, profissionais de mercado, gestores de instituições de ensino, professores e coordenadores de curso. O texto está dividido em apresentação do levantamento e descrição dos dados que embasaram a construção da nova matriz; e o passo a passo desta. Dos resultados, pode-se perceber a importância de uma matriz por competência na qualificação do jornalista e na certificação das competências para o desenvolvimento profissional em excelência e responsabilidade social.

 

Referências

Christofoletti, Rogério. Prefácio: Sobre foguertes, drones e robôs-jornalistas. In: BRASIL, Antonio (org). Inovação no futuro do jornalismo: ensino e prática do noticiário do amanhã. Florianópolis: Insular, 2018.

COSTA, Maria eugênica Belczak. Grupo focal. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2008. P. 180 - 192.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.

SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, Samuel. Periodismo integrado: convergência de médios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.

SCALLON, Gérard. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. tradução de Juliana Vermelho Martins – Curitiba: PUCPress, 2015.

SOUZA, Suyanne. Experiências Laboratoriais – A pesquisa formação no processo da implantação de uma redação convergente de jornalismo. Revista Estudos de Jornalismo, nº 6, v.1 dez. 2016

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Souza, S. T. (2019). Matriz curricular por competência: uma forma de incentivar a aprendizagem e o pensamento crítico. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 115-130. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/320

Edição

Seção

Relato de Experiência