Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Dentre os autores, ao menos um tem título de doutor.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O arquivo está apto para avaliação cega, isto é, não há identificação dos autores.
  • Imagens (gráficos, tabelas, figuras, fotografias, etc), se houver, estão em alta resolução, inseridos no próprio arquivo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Condições obrigatórias para submissões:

a. O texto completo para artigos e relatos de experiência, incluindo elementos pré e pós-textuais, deve ter entre 35 a 45 mil caracteres com espaço. Para resenhas o limite é de 8 a 11 mil caracteres com espaço.

b. A submissão não deve incluir dados de autoria. As informações a serem utilizadas na versão final serão extraídas pelos editores dos metadados da submissão. Por isso, insira todos os dados necessários na submissão (nome completo, titulação, instituição e email).

c. Aceita-se contribuições em português, inglês, espanhol e francês. As contribuições em outro idioma que não o português serão publicadas no idioma original, devendo conter resumo e palavras-chave em português.

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Formatação para submissão (Estrutura - NBR 6022 da ABNT)

1. Elementos pré-textuais
1.1 Título (fonte Candara, corpo 15. Primeira letra em caixa alta e demais em caixa baixa, alinhado à direita. Máximo de 120 caracteres com espaço)
1.2 Título em outro idioma (inglês, espanhol ou francês, fonte Candara, corpo 13. Deve ser fiel ao título original)
1.3 Resumo
Parágrafo que sintetiza os objetivos pretendidos, a metodologia empregada e as conclusões alcançadas no artigo. Deve ter no máximo 8 linhas, fonte Gisha, corpo 10, espaço simples, justificado. Para elaboração do resumo, ver NBR 6028 (ABNT).
1.4 Palavras-chave
Termos indicativos do conteúdo do artigo, escolhidos em vocabulário livre ou controlado, separados por ponto, primeira letra de cada palavra em caixa alta. Podem ser usadas até cinco palavras-chave (fonte Gisha, corpo 10, espaço simples, alinhado à esquerda).
1.5 Abstract, Resumen e/ou Résume)
Deve trazer a tradução adequada do resumo para dois idiomas, podendo ser em inglês, espanhol e francês.
1.6 Keywords, Palabras clave; Mots-clés
Deve trazer a tradução adequada das palavras-chave para dois idiomas, podendo ser em inglês, espanhol e francês.

2. Elementos textuais
2.1 Corpo do artigo estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilizar fonte Gisha, corpo 12, entrelinhamento de 1,08, justificado.
2.1.1 No caso de divisão em seções, sua ordenação deve seguir o sistema de numeração progressiva (ver NBR 6024 da ABNT), com subtítulos de caráter informativo, em Candara, corpo 15, em caixa alta, cor vermelho escuro, negrito. Nas subseções, inserir a numeração da seção, seguida de ponto e a numeração em ordem crescente, em Candara, corpo 15, em caixa alta, cor vermelho escuro, sem negrito.
2.2 Elementos de apoio
Notas, citações, tabelas, quadros, fórmulas e ilustrações, apresentados de acordo com a NBR 6021 (ABNT), na sequência lógica do próprio texto, procurando indicar estes itens no decorrer do texto e inserindo-os próximo do momento em que são citados. Nestes casos, deve-se numerar os itens, incluindo título (caixa alta e alinhado à esquerda) e legendas, além da referência.
2.2.1 As citações diretas e indiretas, devidamente referenciadas pelo sistema autor/data, devem ser apresentadas de acordo com a NBR 10520 (ABNT).
2.2.2 Citações com mais de 3 linhas completas devem ser formatadas em fonte Gisha, corpo 10, entrelinhamento simples e recuo de 4 cm.
2.2.3 As notas de rodapé devem ser evitadas e utilizadas apenas quando o conteúdo apresenta algo pertinente ao debate, mas que não cabe no texto principal. As notas de rodapé devem utilizar fonte Gisha, corpo 10, espaço simples, alinhado à esquerda.
2.3 Variações do estilo
2.3.1 Negritos devem ser usados apenas para palavras a serem destacadas.
2.3.2 Itálico deve ser usado apenas para palavras estrangeiras ou neologismos, sendo obrigatório o uso nestas condições.
2.3.3 Aspas devem ser utilizadas para títulos de obras e citações ou para expressar ambiguidade.


3. Elementos pós-textuais
3.1 Referências
3.1.1 Referências bibliográficas das obras citadas no corpo do artigo, apresentadas de acordo com a NBR 6023 (ABNT).
3.1.3 As referências bibliográficas devem utilizar fonte Gisha, corpo 11, entrelinhamento simples, alinhado à esquerda.

Artigos

Compreende textos contendo análise, reflexão e conclusão sobre temas acadêmicos ou profissionais desenvolvidos por docentes vinculados a cursos de graduação em Jornalismo. Os textos devem conter descrição dos resultados, metodologia, análise e conclusões de pesquisa científica realizada no campo do Jornalismo. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica ou conceitual em face a outros gêneros de texto. Estes devem ter de 35 a 45 mil caracteres com espaço, incluindo os elementos pré e pós-textuais.

 

Relato de Experiência

Textos resultantes de pesquisa ou reflexão de atuação didático-pedagógica relacionados a temática do Jornalismo, incluindo atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

 

Resenha

Compreende o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias etc., publicadas recentemente. A resenha deverá possuir um título próprio, diferente do título da obra resenhada. Este deverá ser digitado após o título, com as referências completas (cidade, editora, número de páginas, ano da edição).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A publicação dos trabalhos não implica em nenhum tipo de pagamento, doação ou contribuição financeira para os autores ou para a revista, sendo que as publicações estão regidas pelo interesse mútuo de divulgação científica gratuita.