A edição de número 30 da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) representa um importante marco para o periódico que chega aos 12 anos, sem abrir mão de sua propsota editorial: apresentar temas relacionados ao ensino de jornalismo.
Artigo de Luciana Fassarella Agnez discute a adoção de conteúdos ligados ao empreendedorismo e negócios digitais em cursos de jornalismo, a partir do que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Publicado o artigo "Portais sindicais: uma avaliação sob a ótica de critérios de usabilidade", de Jhone Ricardo Andrade e Carlos Alberto Zanotti, ambos da PUC-Campinas. A produção podem ser conferida na edição de publicação adiantada do primeiro semestre de 2022.
Trabalho de autoria de Adriana Alves Rodrigues, professora de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi publicado na modalidade ahead of print e pode ser conferido em: Vista do Entre Dados e Planilhas: (abejor.org.br)
Os primeiros dois trabalhos com publicação adiantada estão disponíveis no site da REBEJ. A revista mantém fluxo contínuo para submissões e conta com um dossiê para publicação no segundo semestre sobre a curricularização da extensão universitária.
A partir de agora a REBEJ fará publicações avançadas de artigos e relatos de experiências aceitos. As publicações ahead of print permitirão que os trabalhos sejam disponibilizados antes do fechamento da edição. Outra mudança é que a inserção do link ORCID passa a ser obrigatório para autores.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) está com uma chamada aberta para submissões ao dossiê “O ensino de Jornalismo e a extensão universitária”. A edição será realizada pelos professores convidados Sandra de Deus e Nilton Rocha.
A REBEJ divulga a lista dos 10 artigos mais relevantes em 2021. O levantamento oferecido pela OJS considera os acessos a resumos, visualizações de arquivos e download de PDFs.
A REBEJ convida professores e pesquisadores a submeterem trabalhos para a edição 30 que será publicada no primeiro semestre de 2022. As contribuições devem se ater ao escopo da revista, podendo ser Artigo, Relato de experiência ou Resenha.
O professor da Universidade de Amsterdã, Mark Deuze, é o novo membro do Conselho Consultivo da Rebej. Deuze tem se interessado em estudos sobre a nova construção social da mídia e também sobre o futuro do jornalismo e a carreria de jornalistas. Seus estudos têm sido citados recorretemente em pesquisas brasileiras.
A política de internacionalização da Rebej deu um passo importante nos últimos dias. Os pesquisadores Ramón Salaverría, da Universide de Navarra (Espanha), e Gaye Tuchman, da Universidade de Connecticut (EUA), são os novos integrantes do Conselho Consultivo da revista.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) apresenta sua 29ª edição. Depois de 4 anos, o periódico voltou a publicar dossiê, o qual deve ser mantido para as próximas edições, ao menos uma vez por ano. O tema do dossiê desta edição é "O ensino de jornalismo no Brasil pós-diretrizes curriculares de 2013".
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) prorrogou o prazo para interessados em participar do dossiê "O ensino de jornalismo no Brasil pós-diretrizes curriculares de 2013". A nova data é 3 de outubro.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo publicou a sua edição semestral de 2021. São disponibilizados cinco artigos, cinco relatos de experiência e uma resenha. As contribuições provenientes de diferentes localidades, inclusive de autorias internacionais, foram selecionadas a partir de processo de avaliação duplo-cego, por professores doutores.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) está com chamada aberta para submissões ao dossiê "O ensino de jornalismo no Brasil pós-diretrizes curriculares de 2013". A edição será realizada pelos professores convidados Dr. Eduardo Meditsch e Dr. Alfredo Vizeu. Ambos têm uma longa carreira na área, além de terem participado da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação que desenvolveu as DCNs de jornalismo.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ), publicação da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), está recebendo artigos, relatos de experiência e resenhas para a edição 28. Os interessados podem encaminhar suas propostas pelo seguinte link: http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/about/submissions
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) torna pública sua 27ª edição. A edição retroativa a dezembro de 2020, traz 5 artigos, 6 relatos de experiência e 1 resenha.
A edição 26 da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) traz como novidade a inclusão do DOI nos trabalhos publicados. Também estão disponíveis novos indexadores internacionais como DOAJ. As medidas visam assegurar a qualificação do periódico.
Neste número são publicados cinco artigos ressultantes de pesquisas, cinco relatos de experiência de atividades de ensino e extensão em jornalismo e mais uma resenha.
Interessados em publicar na Rebej devem conferir as normas de submissão em http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/about/submissions
Saiba mais
Saiba mais sobre Rebej publica primeira edição com DOI
A REBEJ é a revista da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). O periódico conta com conselho editorial e consultivo internacional. Além disso, a revista está em diferentes plataformas de indexadores como DOAJ, Ebsco, Latindex, Academic Search, entre outros. O periódico também conta com DOI, utilizado para identificação de artigos nas principais plataformas. O escopo temático é voltado a questões relacionadas ao campo do Jornalismo, considerando métodos de ensino, relatos de experiências de atividades acadêmicas e pesquisas na área.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo apresenta outra novidade. O periódico agora conta com prefixo DOI (10.46952). Este recurso permite que os artigos sejam reconhecidos pela plataforma Lattes, relacionando autores, artigos e o periódico. A numeração única também é utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica, o que facilita a contagem de citações entre outras melhorias. Trata-se de uma medida que visa a valorização da REBEJ no meio acadêmico. A inclusão do código nos artigos passará a valer a partir da próxima publicação.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej) agora conta com um novo servidor. A mudança permite que a plataforma OJS rode com mais velocidade, menor risco de quedas e maior segurança para proteção dos dados dos usuários e da própria revista. Durante o último mês, a revista inacessível para a realização de serviços de manutenção, além da migração de todos os dados. O novo endereço da Rebej é http://rebej.abejor.org.br/. Os endereços antigos serão redirecionados para o atual, de modo que os links das produções anteriores permanecerão acessíveis. Os ajustes devem ser finalizados nos próximos dias.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) disponibiliza sua segunda edição de 2019. O periódico traz quatro artigos, seis relatos de experiência, uma resenha e uma entrevista, mantendo a temática acerca do ensino de jornalismo. A coletânea é marcada pela diversidade geográfica, mantendo autorias com título de doutorado em todas as publicações.
Encontra-se disponível a edição n.24 da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ). A revista completa 13 anos de existência e busca ser referência para aqueles que se preocupam com o papel das escolas de jornalismo, compreendendo que neste espaço se fundamentam as bases para a construção profissional, considerando o papel social que exercem os jornalistas, sobretudo, em tempos de desinformação, transformações profundas e incertezas em diferentes níveis da sociedade.
Saiba mais
Saiba mais sobre Publicada a edição n. 24
Em busca de aperfeiçoar os processos de avaliação da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ), estamos solicitando a todos os pareceristas que atualizem seus dados em nosso sistema.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) recebe submissões para a edição n. 25 até o dia 23 de setembro. O periódico é destinado ao tratamento de questões relacionadas ao campo do Jornalismo, considerando métodos de ensino, relatos de experiências de atividades acadêmicas e pesquisas na área.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) recebe artigos, relatos de experiência e resenhas até o dia 31 de maio de 2019 para a edição n. 24 a ser publicada ainda este semestre. Interessados devem seguir as normas para publicação e enviar o trabalho via sistema em http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/about/submissions.
Mais
A REBEJ é o periódico científico da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). A equipe editorial é composta por membros da diretoria da ABEJ e também ex-diretores, entre os quais, os então membros do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), criado em 1995, cujo nome foi alterado para ABEJ em 2017. A REBEJ está indexada na Latindex, DOAJ e Reviscom e, de acordo com a última avaliação Qualis-Capes, a revista está classificada como B3 na área de Comunicação e Informação.
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo(REBEJ) chega a sua edição 23 com uma série de novidades. Além das comunicações de diferentes regiões do Brasil e também internacionais, o periódico científico agora conta com uma plataforma atualizada no sistema OJS.