REBEJ adota modalidade de publicação avançada e obrigatoriedade do ORCID

2022-03-19

Seguindo deliberação do Conselho Editorial da REBEJ, a partir de agora a revista fará publicações avançadas de artigos e relatos, ou o que se chama de ahead of print. Significa que os trabalhos aceitos serão publicados antes da publicação da edição completa. A medida permite que os autores tenham seus trabalhos disponiblizados sem que precisem aguardar a publicação da edição, que geralmente ocorre ao final de cada semestre. Assim, pesquisas novas com temas relevantes e atuais poderão ser acessados mais rapidamente.

A expectativa é que a medida também aumente a procure de autores e leitores pela revista, fortalecendo a relevância do periódico.

ORCID

Outra ação também aprovada pelo conselho é a obrigatoriedade dos autores incluirem o link ORCID em suas submissões. A Ocaneta Researcher e Ccolaborador ID é uma organização global sem fins lucrativos que permite indexação automática de produções científicas. Trata-se de uma plataforma reconhecida em todo o mundo linkada a diferentes plataformas de currículos de pesquisadores, como é o caso da Plataforma Lattes.