A utilização da imprensa escrita para a escrita da História
diálogos contemporâneos
Resumo
O trabalho do historiador envolve ao menos três elementos: metodologia, fontes e narrativa. Abordando inicialmente alguns aspectos historiográficos acerca dos quais foram pontuadas brevemente posições teóricas como o positivismo, o marxismo e a Escola de Annales, o presente artigo se volta para a problemática do uso das fontes pelo historiador e particularmente de periódicos como fontes, com o cuidado necessário na utilização de um tipo de material criado inicialmente para informar, dentro da linguagem própria do jornalismo. Portanto, o uso de fontes, como periódicos, apresentado aqui, considera o desenvolvimento historiográfico, e traz sugestões e cuidados nos procedimentos de pesquisa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).