Comunicação e desenvolvimento
por uma educação ambiental integrada e permanente através do Jornalismo
Resumo
A urgência da questão ambiental é de tal ordem que já não se pode mais deixar apenas a cargo da escola formal o dever de educar para o meio ambiente. A "alfabetização ecológica" da sociedade deve perpassar todas as instâncias de locução. Isto significa que cabe à mídia ––– e especialmente ao jornalismo –– o dever cívico de, primeiramente, tomar conhecimento da problemática que envolve o desenvolvimento sustentável, e, em seguida, transmitir mensagens persuasivas na direção de uma mudança do comportamento das pessoas. A idéia, aqui, é propor uma visão integrada e sistêmica que reúna a mídia, a universidade, o poder público, a escola formal e, principalmente, a sociedade, no esforço de todos por um outro mundo possível. Por sua responsabilidade social, o jornalismo não tem o direito de ignorar esta Cruzada pela Vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).