Projeto Manuelzão e a extensão em Comunicação, um constante aprendizado
Resumo
"Manuelzão dá o recado" é um projeto de extensão desenvolvido no âmbito do curso de graduação em comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais como atividade laboratorial, envolvendo alunos bolsistas e voluntários. O trabalho integra estudantes do curso de graduação, técnicos e professores da área, com docentes e alunos de outras áreas de atuação (medicina, biologia, geografia etc), de forma a compor equipes integradas e multidisciplinares que qualifiquem as atividades de comunicação do Projeto Manuelzão da UFMG, ação que busca a revitalização sócio-ambiental da bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Todos os bolsistas têm no Projeto uma vivência que os obriga a pensar as práticas de comunicação, em particular o fazer jornalístico, dentro do processo de mobilização social. Em um ambiente marcado por conflitos, discussões e um fazer necessariamente reflexivo, o esforço para empreender atividades que mobilizam a sociedade para o exercício da cidadania e a conquista de qualidade de vida em um ambiente saudável, acaba por fazer do "Manuelzão dá o Recado", inegavelmente, um lugar privilegiado de formação para os estudantes
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).