O mercado de trabalho jornalístico tocantinense
análise do perfil dos egressos da Universidade de Gurupi – UnirG
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1151Palavras-chave:
Egressos, Mercado de Trabalho, Graduação, Jornalismo, UnirGResumo
As mudanças tecnológicas, as novas demandas sócio-históricas e as perspectivas sobre o futuro profissional do Jornalismo fazem com que pesquisadores busquem, dentro do ambiente universitário, compreender esse novo cenário a partir do levantamento dos campos de atuação e os desafios dos recentes profissionais formados na área. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de traçar o perfil e as trajetórias dos egressos do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG) a partir de questionário estruturado que discute o cenário profissional na Região Sul do estado do Tocantins. Conclui-se que as reflexões derivadas deste trabalho auxiliam no debate sobre o futuro profissional do jornalista na Região Norte do país.
Referências
ALMEIDA, Fernando Ivo. Jornalismo pós-industrial e convergência no contexto das assessorias de imprensa: caso Sebrae-PB. Dissertação (Doutorado) - Curso de Jornalismo Pós-industrial e Convergência no Contexto das Assessorias de Imprensa: o caso Sebrae-PB, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
AQUINO, Agda; CARLOS, Erenildo João. O ensino de fotografia nos documentos educacionais de jornalismo através da análise arqueológica do discurso. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 19-35. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOTELHO, Jéssica. 30 cidades nortistas deixaram de ser desertos de notícias em 2021. Atlas da Notícia, 2022. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2022.
CAMPAGNA, Tatiane Gonsales. A identidade do jornalista frente à migração ao Marketing de conteúdo. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Jornalismo, Fiam faam – Centro Universitário, São Paulo, 2019.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999
COELHO, Pedro. Jornalismo e Mercado: os novos desafios colocados à formação. Covilhã: LabCom, 2015.
LOPES, Daniele Vieira; BONISEM, Fabiano Mazzini. O jornalismo na Era Digital: impactos percebidos por repórteres e editores. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste– Vitória - ES – 03 a 05/06/2019.
MICK, Jacques [et al.]. Perfil do jornalista brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho. 1. ed. Florianópolis: Quorum Comunicações, 2022.
MOLIANI, João Augusto. O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2020.
PDI UNIRG. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Disponível em:< http://www.unirg.edu.br/wp-content/uploads/2020/06/PDI_2019- 2023_JUNHO2020_aprovado_CEE.pdf>. Acesso em: 15 ago.2022.
PEDRO, Margarete Vieira. Redação Multimídia: uma experiência no ensino de Jornalismo. PRISMA.COM (37) 2018, p. 18-41.
ROQUE, Francisco Robson Pereira. Matriz de competências para o jornalismo em mídias sociais e repercussões na formação do jornalista. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021.
ROXO, Marco Antônio; MELO, Seane. Hiperjornalismo: Uma visada sobre fake news a partir da autoridade jornalística. Revista FAMECOS, 25(3), 2018.
ZELIZER, Barbie. Taking journalism seriously, news and the academy. Londres: Sage, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina C. dos Anjos, Anette Maria Rodrigues Silva Bento Oliveira, Alessandra Gomes Duarte Lima, Nilton Tavares Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).