Madrugada sem Pablo Escobar:
Como um passeio noturno pelo centro de Medellin desperta futuros jornalistas
Resumo
Este texto procura de respostas para: “Como uma caminhada, feita durante a madrugada pelo centro ‘perigoso’ de Medellin, transforma-se numa ferramenta pedagógica? Como ela diminui as distâncias entre academia e prática profissional do jornalismo?”. Passeio esse próximo do que seria a peripatética se levada à pedagogia voltada para os fundamentos e processos jornalísticos – caminhando e conjeturando. Mais que um trabalho que esmiúça e analisa a atividade, prefere descrevê-la, relatá-la e contextualizá-la, com o objetivo de um intercâmbio entre ensino do jorna- lismo entre Brasil e Colômbia via a exposição de referên- cias históricas, literárias, geográficas e sociais desde uma perspectiva desse país hispânico. A entrevista foi concedi- da pelo professor universitário e jornalista Ramón Pineda. Oportunidade também para dar a saber como o jornalismo cultural contrapôs o “pleno terror em Medellin” (Ana Ma- ria Cano), nos anos 1990, via revista La Hoja, época dos “violentólogos”. Medellin é “a cidade da eterna primavera”, para ficar numa das ligeiras classificações, embora haja quem apenas a considere como a terra de Pablo Escobar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).