Os suplementos literários da imprensa recifense da primeira metade do século XX
Resumo
Os suplementos literários produzidos, editados e que circularam no Recife no século XX, de modo especial no pe- ríodo de 1900 a 1950, são o objeto de estudo deste trabalho. Os suplementos literários, de um modo geral, são cadernos especiais de jornais impressos que abordam temas relacio- nados à literatura e apresentam produções de diferentes gê- neros literários, além de críticas e artigos de história. Na imprensa pernambucana eles sempre estiveram presentes, abrigando importantes nomes da literatura, a exemplo dos poetas Manoel Bandeira, Carlos Pena Filho e Ascenso Fer- reira. Nosso objetivo foi identificar e registrar esses Suple- mentos, bem como os jornalistas recifenses que, de alguma forma, destacaram-se nesse viés editorial dos jornais locais. Apesar de os jornais recifenses enfrentarem dificuldades, sobretudo financeiras, na primeira metade do século passado, o que mais chamou a atenção foi o fato de que eles sempre dedicaram espaços aos suplementos literários, ain- da que as edições e circulações, nem sempre, tenham ocorrido de forma regular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).