O estágio de jornalismo entre nós:

reflexões sobre algumas propostas de implantação do estágio curricular nos cursos de Jornalismo

Autores

  • MARCO AURÉLIO REIS
  • MILTON JULIO FACCIN
  • SORAYA VENEGAS FERREIRA

Resumo

Refletir sobre a formação dos jornalistas é relevante tanto pelo avanço da tecnologia de
comunicação, quanto pelo papel que os profissionais dessa área exercem no cenário social. Aspectos
como perfil do egresso, relação entre teoria e prática e inserção no mercado de trabalho são temas
recorrentes desde a década de 1940, quando algumas instituições de ensino superior começaram a
contemplar a formação específica desse profissional no Brasil. O presente artigo pretende fazer uma
reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e obrigatório. Após 26 anos suspenso dos
currículos, em 2013 tal exigência voltou como elemento fundamental para quem deseja obter a
graduação em Jornalismo e se tornou desafio a ser enfrentado pelos núcleos docentes estruturantes
e colegiados de curso. Tal desafio, se não for refletido e cotejado com a legislação vigente, o
mercado de trabalho e o perfil do egresso desejado, pode-se, no futuro bem próximo, desvirtuar as
reais motivações que justificaram a volta do estágio aos currículos.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

REIS, M. A., FACCIN, M. J., & VENEGAS FERREIRA, S. (2018). O estágio de jornalismo entre nós:: reflexões sobre algumas propostas de implantação do estágio curricular nos cursos de Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 7(21). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/142

Edição

Seção

Artigos