Inversões funcionais do jornalismo comercial hegemônico em tempos de crise de legitimidade política no Brasil

Autores

  • SÉRGIO LUIZ GADINI

Resumo

Em tempos de crise de legitimidade das instituições políticas, particularmente dos partidos
tradicionais, que sustentam seus parlamentares (e chefes em cargos no executivo), com
financiamento de práticas de corrupção, lavagem de dinheiro e negociatas com empresários
privados, a produção jornalística „avança„, extrapola sua função de mediação editorial informativa e
passa a exercer um papel em que, regra geral, submete seus „políticos„ prediletos ao papel de porta-
vozes de interesses particulares. O resultado, em franco desrespeito ao estado democrático de
direito, não poderia ser outro: ao relegar para um segundo plano a função de pautar temas
socialmente relevantes, pela apuração e garantia de pluralidade informativa pela exposição das
contradições entre a realidade cotidiana e as representações sociais, uma expressiva parcela da mídia
comercial hegemônica do Brasil assume o papel que, outrora, caberia aos partidos e, assim, a
inversão funcional das atribuições do jornalismo possibilita o exercício da produção e veiculação de
ações sistemáticas de propaganda política (e, por vezes, inclusive, eleitoral). O que se vê, pela análise
aqui apresentada, é uma espécie de inversão funcional de uma das tarefas tradicionais do jornalismo:
pautar e informar sobre temas de interesse público com pluralidade.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

GADINI, S. L. (2018). Inversões funcionais do jornalismo comercial hegemônico em tempos de crise de legitimidade política no Brasil. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 7(20), 5. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/153

Edição

Seção

Artigos