Operação Lava Jato: estratégias discursivas acionadas pelos campos jurídico e jornalístico
Palavras-chave:
Argumentação. Cobertura jornalística. Campo jornalístico. Acontecimento. Operação Lava Jato.Resumo
Este artigo analisa as estratégias discursivas dos campos jurídico e jornalístico na operação Lava Jato. O corpus de análise é composto pelas matérias publicadas pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo sobre a divulgação, em 17 de maio de 2017, da existência de uma gravação que incriminava o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, além das notícias divulgadas sobre o assunto pela assessoria de comunicação do Ministério Público Federal. Foi utilizada a perspectiva teórico-metodo-lógica da argumentação (BRETON, 2003) e a Análise de Cobertura Jornalística (SILVA e MAIA, 2011a, 2011b). Observou-se que a estratégia mais frequente foi a de autoridade, reforçando a noção de legitimação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).