Operação Lava Jato: estratégias discursivas acionadas pelos campos jurídico e jornalístico

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon
  • Kauane Andressa Müller

Palavras-chave:

Argumentação. Cobertura jornalística. Campo jornalístico. Acontecimento. Operação Lava Jato.

Resumo

Este artigo analisa as estratégias discursivas dos campos jurídico e jornalístico na operação Lava Jato. O corpus de análise é composto pelas matérias publicadas pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo sobre a divulgação, em 17 de maio de 2017, da existência de uma gravação que incriminava o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, além das notícias divulgadas sobre o assunto pela assessoria de comunicação do Ministério Público Federal. Foi utilizada a perspectiva teórico-metodo-lógica da argumentação (BRETON, 2003) e a Análise de Cobertura Jornalística (SILVA e MAIA, 2011a, 2011b). Observou-se que a estratégia mais frequente foi a de autoridade, reforçando a noção de legitimação.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon

Doutora, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Rio Grande do Sul).

Kauane Andressa Müller

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Pozobon, R. de O., & Müller, K. A. (2018). Operação Lava Jato: estratégias discursivas acionadas pelos campos jurídico e jornalístico. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(23), 108-121. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/21

Edição

Seção

Artigos