O New Journalism como estratégia biográfica
Resumo
Este artigo é parte integrante de minha dissertação de mestrado na qual abordo as biografias
de natureza jornalística sob o aspecto do narrador e suas estratégias para (re)construir uma
vida. Tal desejo surgiu da curiosidade a respeito do gênero que aparece sempre no topo nas
listas de comercialização e abarrota as vitrines de livrarias e bibliotecas, principalmente a partir
do século XX, mas ainda é desprezado pela academia e pouco estudado. Neste trabalho me
proponho a apresentar algumas técnicas de abordagem (como as do New Journalism ) usadas
nas biografias. Como também uma possível classificação à luz das teorias de Lima (1993),
fazendo com que seja possível chamá-la de jornalística. A pesquisa adota como corpus a obra
Getúlio : dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930), do jornalista Lira Neto (2012),
indexada como uma narrativa jornalística, na forma de biografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).