A teorização no ensino de jornalismo

o sentido da complexidade como orientador da formação

Autores

  • Jorge Arlan de Oliveira Pereira

Resumo

A abertura para o conhecimento complexo, advindo da
sensibilidade e do método para se perceber e compreender
a diversidade de fatores que constituem um fato deve ser
um diferencial do jornalismo. O respectivo ensino supe-
rior tem se afastado em muitas oportunidades dessa ideia,
embora, retoricamente, afirme o contrário. Assim, deixa
de apresentar uma necessária resistência à tendência que
os estudantes demonstram de reproduzirem/copiarem ele-
mentos teóricos, no pressuposto de que isso constituiria o
ato de pensar, em razão da cultura fragmentária em que
vivem e de certo encantamento pelas tecnologias da comu-
nicação. No presente artigo, enfoca-se uma experiência de
ensino de Teorias do Jornalismo sustentada na produção
de artigos pelos acadêmicos. Os seguintes pontos orienta-
ram as produções: a) Estudos desenvolvidos na disciplina
sobre textos, contendo conceitos relevantes para o jorna-
lismo; b) Aspectos observados na realidade comunicacio-
nal próxima e que provocam no acadêmico algum tipo de
questionamento; c) Compreensões e/ou impressões que o
acadêmico possui da realidade observada. Trata-se de um
exercício de estranhamento do lugar com o qual ele está
acostumado a se deparar. Entra em jogo, na perspectiva de
Paulo Freire, a competência que se precisa ter para proble-
matizar as situações que nos rodeiam.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

de Oliveira Pereira, J. A. (2018). A teorização no ensino de jornalismo: o sentido da complexidade como orientador da formação. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(8), 5. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/259

Edição

Seção

Artigos