Por uma Didática da Notícia.
Experiência extraclasse na construção de Grande Reportagem
Palavras-chave:
Ensino, Didática, Técnica de redação, JornalismoResumo
O projeto pedagógico se refere à disciplina de Técnicas de Jornalismo, na qual se propõe uma forma de ensino ativo e se narra a experiência extraclasse feita com alunos da Universidade de Brasília, num trabalho de Grande Reportagem realizado semestralmente. O que se pretende é chegar a uma Didática da Notícia, a partir dos conceitos da pedagogia moderna, adotando inclusive os princípios de Paulo Freire e sua pedagogia da autonomia. A proposta se enquadra na perspectiva teórica do construcionismo. Entende, portanto, a notícia como construção e tem como meta envolver as turmas de disciplinas técnicas em Jornalismo no processo de planejamento e confecção de reportagens fora da sala de aula. Durante esse projeto pedagógico de uma disciplina técnica, alunos e professor são incentivados a trabalhar juntos e atuar em estreita cooperação, na certeza de que isso é essencial à democracia e à formação da cidadania. O resultado pretendido vai além do aprendizado da linguagem jornalística, com exercícios seqüenciados e graduados de acordo com o nível de dificuldades do programa: o que se quer é formar repórterescidadãos.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).