Etnografando o ensino de Jornalismo na UESPI – Universidade Estadual do Piauí

Reflexões, lições e autocríticas

Autores

  • Orlando Mauricio de Carvalho Berti

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Etnografia, Ensino de jornalismo, UESPI

Resumo

Trata-se de um estudo de caráter etnográfico sobre o ensino de Jornalismo na UESPI – Universidade Estadual do Piauí – campus Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI). Parte-se da problemática de quais são as consequências, evoluções e desafios do ensino de Jornalismo frente às questões contemporâneas desse curso. Objetiva-se: descrever a graduação, entender sua evolução e desafios, compreender suas perspectivas contemporâneas e propor reflexões que possam valer não só para seu status contemporâneo, mas também para o curso irmão da própria instituição, que funciona no Sertão do Piauí e de possíveis co-irmãos do Piauí e de outras unidades federativas do País.

Referências

BERTI, Orlando Maurício de Carvalho. Os 15 anos do curso de Comunicação Social – habili-tação em Jornalismo e Relações Públicas – do campus Poeta Torquato Neto em Teresina (PI): histórias, reflexões e consequências para a construção de um Piauí diferente. IN: ARAÊ-JO, Raimundo Dutra de; CARVALHO, Clarissa Sousa de; SOUSA, Ana Cristina Meneses de. Dossiê Uespi – 30 anos. Teresina: Fundação Universidade Estadual do Piauí, 2017, p. 77-97.

CEPRO – FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ. Plano de Desenvolvimento Sustentável do Piauí – Produto 1: Plano de Trabalho Detalhado (Revisado). Teresina: Fundação Cepro, 2013.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia: saberes e práticas. IN: GUAZ-ZELLI, César Augusto Barcellos; PINTO, Céli Regina Jardim. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008, p. 1-23.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

_____________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

______________. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre o Piauí. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pi.html>. Acesso em: 20 mar. 2019.

IFPI – INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Presença do IFPI no Piauí. Disponível em: <http://libra.ifpi.edu.br/campi>. Acesso em: 03 jan. 2019.

MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães. A abordagem etnográfica na investigação cien-tífica. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 1, de 27 de setembro de 2013, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacha-relado, e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso: 30 dez. 2018.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Desafios da educação superior. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n.17, p.14-21, 2007.

SILVA, Nayara de Paula. Ensinar o quê? Para quem? Como usei os temas geradores de Paulo Freire para promover a educação ambiental. Curitiba: Appris, 2018.

UESPI – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. UESPI em números. Disponível em: <http://www.uespi.br/site/wp-content/themes/uespi/uespi_em_numeros.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.

UFPI – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Presença da UFPI no Piauí. Disponível em: <http://www.ufpi.br/>. Acesso em: 02 jan. 2019.

Publicado

2019-10-11

Como Citar

Berti, O. M. de C. (2019). Etnografando o ensino de Jornalismo na UESPI – Universidade Estadual do Piauí: Reflexões, lições e autocríticas. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(24), 4-23. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/344

Edição

Seção

Artigos