Etnografando o ensino de Jornalismo na UESPI – Universidade Estadual do Piauí
Reflexões, lições e autocríticas
Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo, Etnografia, Ensino de jornalismo, UESPIResumo
Trata-se de um estudo de caráter etnográfico sobre o ensino de Jornalismo na UESPI – Universidade Estadual do Piauí – campus Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI). Parte-se da problemática de quais são as consequências, evoluções e desafios do ensino de Jornalismo frente às questões contemporâneas desse curso. Objetiva-se: descrever a graduação, entender sua evolução e desafios, compreender suas perspectivas contemporâneas e propor reflexões que possam valer não só para seu status contemporâneo, mas também para o curso irmão da própria instituição, que funciona no Sertão do Piauí e de possíveis co-irmãos do Piauí e de outras unidades federativas do País.
Referências
CEPRO – FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ. Plano de Desenvolvimento Sustentável do Piauí – Produto 1: Plano de Trabalho Detalhado (Revisado). Teresina: Fundação Cepro, 2013.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia: saberes e práticas. IN: GUAZ-ZELLI, César Augusto Barcellos; PINTO, Céli Regina Jardim. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008, p. 1-23.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
_____________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
______________. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre o Piauí. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pi.html>. Acesso em: 20 mar. 2019.
IFPI – INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Presença do IFPI no Piauí. Disponível em: <http://libra.ifpi.edu.br/campi>. Acesso em: 03 jan. 2019.
MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães. A abordagem etnográfica na investigação cien-tífica. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 1, de 27 de setembro de 2013, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacha-relado, e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso: 30 dez. 2018.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Desafios da educação superior. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n.17, p.14-21, 2007.
SILVA, Nayara de Paula. Ensinar o quê? Para quem? Como usei os temas geradores de Paulo Freire para promover a educação ambiental. Curitiba: Appris, 2018.
UESPI – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. UESPI em números. Disponível em: <http://www.uespi.br/site/wp-content/themes/uespi/uespi_em_numeros.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.
UFPI – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Presença da UFPI no Piauí. Disponível em: <http://www.ufpi.br/>. Acesso em: 02 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).