Letramento midiático e apropriações da juventude sobre a crítica à mídia hegemônica

Autores

  • Maria Cristina G. Rosa do Amaral
  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes UFF

Palavras-chave:

Letramento midiático, Leitura crítica da mídia, Caneta Desmanipuladora, Mídia e Cotidiano

Resumo

Este artigo busca contribuir para a discussão sobre a importância do letramento midiático em nossa sociedade, em especial nas camadas mais jovens da população. Nesse sentido, relatamos e analisamos a realização de um experimento; parte da pesquisa-ação “Mídia, redes e jovens, midiatização a partir do cotidiano escolar”, realizada com jovens do ensino médio em outubro de 2018. A atividade estimulava a prática de interferência e reescritura de manchetes de jornais como proposta na página do Facebook “Caneta Desmanipuladora”. Ao efetuar deslocamentos de sentido na enunciação das manchetes, a ação da página evidencia os vários pontos de vista possíveis para a narrativa de um fato. Os resultados apresentados reforçam a hipótese de que a leitura crítica da mídia é parte fundamental do letramento midiático de jovens, e tem potencial transformador. Ao mesmo tempo, trazem questões não antecipadas, que dizem respeito à credibilidade da imprensa e às iniciativas em prol do próprio letramento midiático.

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Publicado

2019-10-11

Como Citar

do Amaral, M. C. G. R., & Mendes, L. de M. R. (2019). Letramento midiático e apropriações da juventude sobre a crítica à mídia hegemônica. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(24), 140-157. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/347

Edição

Seção

Relato de Experiência