CRIMES DE NEGÃO EM NOME DE SATANÁS:
Discurso antecipatório, racismo e xenofobia na imprensa
Palavras-chave:
SemiologiaResumo
A temática para este trabalho vem de dois campos que tentarei entrelaçar. A proposta inicial é relacionar representações sociais e semiologia. Trata-se de uma pesquisa que originalmente foi organizada como requisito da disciplina de “Semiologia dos Discursos Mediáticos”, ministrada pelo doutor Antonio Fausto Neto em 1999 para o Mestrado em Ciências Sociais da UEPG. Embora já antigo, o problema parece ainda vibrante como descrição das práticas de mídia que ocorrem nas cidades brasileiras.
Referências
BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da Ação Comunicativa: uma leitura de Habermas. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.
FAUSTO NETO, Antônio. Mortes em derrapagens: os casos Corona e Cazuza no discurso da comunicação de massas. RJ: Rio Fundo, 1989.
, Antônio. O corpo falado: a doença e morte de Tancredo Neves nas revistas semanais brasileiras. BH: Fumarce/PucMG, 1989.
, Antônio. A deflagração do sentido: estratégias de produção e de captura da recepção. In: Revista Textos de Comunicação, n. 11. FACOM/UFBA. Salvador, 1992.
, Antônio. A sentença dos mídias: o discurso antecipatório do impeachment de Collor. In: Comunicação, Política e Cultura. RJ: Fumarce/PucMG, 1994.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
GOLDMAN, Lucien. A criação cultural na sociedade moderna. Lisboa: Presença, 1972.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. SP: Civilização Brasileira (?).
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigação quanto a uma categoria da sociedade burguesa. RJ: Tempo Brasileiro, 1984.
, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Vol. 1 e 2. Barcelona: Península, 1987.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, s.d.
SNOW, C. P.. The two cultures. Londres: Cambridge Univ. Press, 1993. WOLFE, Tom. A palavra pintada. Poa: L&PM, 1987.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).