Mídia e Tecnologias da Comunicação A situação do ciberjornalismo

Autores

  • Gerson Luiz Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

Ciberjornalismo

Resumo

Este texto faz uma análise de desenvolvimento do ciberjornalismo (também denominado como jornalismo on-line, jornalismo digital e webjornalismo) como forma de produção da informação que provoca o desenvolvimento da comunicação a partir das tecnologias digitais desenvolvidas para a, hoje, chamada mídia internet. O texto pontua os avanços dessa mídia e as características que determinam a ampliação de seu uso pelo consumidor de notícias em detrimento dos meios tradicionais de informação, sem, não obstante, desprezar esses meios, mas ao contrário, realiza a incorporação de suas potencialidades, como texto, imagem e áudio. Essas características do ciberjornalismo demandam e infligem uma nova cultura nas sociedades contemporâneas e influenciam sua política e conseqüentemente sua história, dada a memória que preservam em seus bancos de dados.

Biografia do Autor

Gerson Luiz Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1983), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é °residente - Fó²µ­ Nacional de Professores de Jornalismo e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis, Vozes, 2006.

Intercom. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, Intercom, 2007. Vol. 30, N. 2.

Jornalismo. Revista de Estudos do Curso de Jornalismo. Campinas, PUC-Campinas, 2003.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual. São Paulo, Editora Unesp, 2005.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34, 1998.

MACHADO, Elias e PALACIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital.
Salvador, Calandra, 2003.

MACHADO, Elias e PALÁCIOS, Marcos. O ensino de jornalismo em redes de alta velocidade. Metodologias & Softwares. Salvador, EDUFBA, 2007.

MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siécle. São Paulo, Scritta Editorial, 1993.

MEYER, Philip. Os jornais podem desaparecer? São Paulo, Contexto, 2007. Pauta Geral. Revista de Jornalismo. Florianópolis, Calandra, 2006.

PERUZZO, Cecília (org.). A mídia impressa, os livros e as novas tecnologias. São Paulo, Intercom, 2002.

PINHO, J.B. Jornalismo na internet. São Paulo, Summus, 2003.

SALAVERRÍA, Ramón. Redacción Periodística en internet. Navarra, EUNSA, 2006.

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Martins, G. L. (2020). Mídia e Tecnologias da Comunicação A situação do ciberjornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(4). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/373

Edição

Seção

Artigos