Programa de Estágio Acadêmico em Jornalismo e a Obrigatoriedade do Estágio na Habilitação Profissional
Palavras-chave:
Estágio profissionalResumo
A presente pesquisa aborda a obrigatoriedade ou não da realização do estágio em Jornalismo. Essa questão tem despertado inúmeras polêmicas, pois apesar da proibição legal, o estágio é defendido por muitos estudantes e utilizado como mão-de-obra barata pelos empresários da mídia, além da tolerância de alguns setores sindicais. Aqui discutimos que, independentemente da proibição, o estágio tem um papel pedagógico importante na formação dos novos jornalistas, preparando-os para as exigências do atual mercado de trabalho. Objeto de pesquisa: o Programa de Estágio Acadêmico em Jornalismo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Referências
MARTINS, Joel e BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em Psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/Educ, 1989.
PACHECO, Evelize. Estágio abre caminho para o mercado de jornalismo. In
Unidade, nº 275, pp. 4/5, jun. 2005.
RUDIO, Franz Víctor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALVERDE, Franklin Larrubia. O papel pedagógico do estágio na formação do jornalista. Disponível em: http://www.franklinvalverde.com.br/tese.htm .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).