Jornal laboratório
prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo
Resumo
Este artigo trata das possibilidades pedagógicas de a atividade realizada no jornal-laboratório contribuir para uma reflexão teórica e ética do jornalismo por parte dos alunos, a partir do momento em que proporcionam aos alunos a possibilidade de gerenciar zonas de tensão existentes na produção jornalística. Para isso, é necessário que o projeto laboratorial esteja em consonância com as premissas propostas por Dirceu Lopes – ter um público e periodicidade definidos – e que as discussões sobre teoria e ética jornalística estejam articuladas com a produção laboratorial. Estudou-se a experiência do jornal-laboratório Notícias do Jardim São Remo, produzido pelos alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).