Jornal laboratório

prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo

Autores

  • Dennis Oliveira
  • Patricia Rodelli

Resumo

Este artigo trata das possibilidades pedagógicas de a atividade realizada no jornal-laboratório contribuir para uma reflexão teórica e ética do jornalismo por parte dos alunos, a partir do momento em que proporcionam aos alunos a possibilidade de gerenciar zonas de tensão existentes na produção jornalística. Para isso, é necessário que o projeto laboratorial esteja em consonância com as premissas propostas por Dirceu Lopes – ter um público e periodicidade definidos – e que as discussões sobre teoria e ética jornalística estejam articuladas com a produção laboratorial. Estudou-se a experiência do jornal-laboratório Notícias do Jardim São Remo, produzido pelos alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP.

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Publicado

2007-12-26

Como Citar

Oliveira, D., & Rodelli, P. (2007). Jornal laboratório: prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(1), 48–69. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/6

Edição

Seção

Relato de Experiência