A wiki-pedagogia no Jornalismo:

o caso do Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero

Autores

  • RENATO MORAES
  • JOÃO ALEXANDRE PESCHANSKI
  • MARIANA DIELLO
  • MARÍLIA CARRERA

Resumo

A wiki-pedagogia diz respeito à utilização em sala de aula de plataformas tecnológicas que estimulam a
colaboração e a participação social de estudantes. Trata-se, portanto, de aproveitar os avanços
tecnológicos para fomentar experiências mais profundas de apropriação de conhecimento em contextos
educacionais. Neste artigo, apresentam-se a orientação geral da wiki-pedagogia e o relato detalhado e
problematizador de uma iniciativa pedagógica norteada pelos princípios dessa pedagogia, desenvolvida
em 2014, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O Projeto Wikipédia da Cásper Líbero culminou com
a redação de 156 verbetes na Wikipédia de mortos e desaparecidos na ditadura civil-militar brasileira,
entre outras contribuições às plataformas tecnológicas colaborativas.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

MORAES, R., PESCHANSKI, J. A., DIELLO, M., & CARRERA, M. (2018). A wiki-pedagogia no Jornalismo:: o caso do Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 6(18), 8. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/184

Edição

Seção

Artigos